Igreja de Sant`Anna em Armação dos Búzios - RJ

 Um presente histórico!

E, uma Herança do período colonial do Brasil.


IGREJA NOSSA SENHORA DE SANT`ANNA

 Sua construção foi uma recompensa dada por Brás de Pina, um rico e, influente mercador da Capitania do Rio de Janeiro, que teve um de seus navios de escravos resgatado de um naufrágio durante uma tempestade na costa da até então desconhecida vila de pescadores chamada de Armação das Baleias no Século XVIII.   

 A Capela, foi consagrada na data de 1743 aproximadamente, para homenajear Sant´Anna de quem a população local era muito devota, e sua construção confluiu em grande progresso nesta região com a pesca e o comércio de caça das baleias para extração do óleo nos anos de 1728 até 1768.     
 
 Localizado em um morro ou, pequena elevação entre as praias da Armação onde se iniciava a limpeza e desossa das baleias, descartando seus restos na praia dos Ossos  

Atualmente a Igreja tem sua visita permitida sem custos no seu exterior para travessia natural entre as duas praias de Ossos e Armação, já o seu interior, e utilizadlo para as missas em dias e horários programados.  

ARQUITETURA:

 Na sua base de construção sua e fundações e estrutura, foi utilizado os métodos e recursos naturais de sua época tais como PEDRA, MADEIRA, CALL e OLEO DE BALEIA que seria utilizados como argamassa, seu telhado, portas, janelas e altar são rústicos.

É um das últimas construções preservadas na região de que se tem registro.   

CURIOSIDADE:

 Os antigos populares relatam que, no período de sua construção uma imagem encontrada pelos pescadores no mar, foi levada até a Capela, e que misteriosamente mudava de posição para ficar de frente ao mar.

 Definindo o local de construção da Igreja de Sant`Anna de frente a praia dos Ossos como conhecemos atualmente.

LOCALIZAÇÃO:

Bairro: Ossos 
Municipio: Armação dos Búzios
Logradouro : Av Jose Bento Ribeiro Dantas - Praia dos Ossos
CEP: 28950-000

FONTE DE PESQUISA NOS LINKS:

Pesquisa no Google: Brás de Pina

Clique aqui para saber mais da historia e do acervo fotográfico: 276 anos de historia

LINKS RELACIONADOS :

Clique aqui para ver o Blog da Igreja:  Paroquia de San`Anna 

Clique aqui pra acessar a programação Católica em Búzios: horários


PESQUISA E AUTORIA:

 Esta postagem é o resultado da pesquisa destinada ao teste do curso para guia de turismo, no Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (CIETH) para prova pratica, sob supervisão de Aloan Sobral na matéria da História do Brasil. 

Por: Marcel Piana

CONTATO:

Email: reservasbuziosrj@gmail.com
Insta: @marcelguiabr 
Face: https://www.facebook.com/guiadeturismomarcelbr
Wpp: + 55 22 992130878
Tel: + (22) 2350 4421


Comentários

  1. Parabéns! Muito bom ter nossa história resgatada e compartilhar memórias do nosso passado, a região costa do sol tem tanto pra oferecer de beleza e conhecimento e só aproveitar e se jogar nessa aventura !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Pedimos sua contribuição na melhoria deste conteúdo, por se tratar de um trabalho com objetivo académico, sua atualização e melhoria, é possível através de seu comentário.
Desde já Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro